Luto
Pelotas perde José Carlos Coimbra, o Mortoza
Um dos fundadores da RádioCOM, ele lutava há mais de dois anos contra um câncer no fígado
Foto: Acervo RádioCOM - DP - Mortoza completaria 62 anos na próxima semana
Por Lucas Kurz
[email protected]
O rádio de Pelotas despediu-se nesta terça-feira (7) de José Carlos Lindemann Coimbra, o popular Mortoza. Ele foi um dos idealizadores da RádioCOM, onde trabalhou até sua aposentadoria, no ano passado, cuidando da parte técnica, tendo passado, também, pela coordenação. Mortoza começou a trabalhar aos 13 anos na Turf e passou também pela rádio Tupanci. Ele tinha 61 anos e lutava contra um câncer no fígado há mais de dois anos.
Companheiro de rádio, o atual coordenador da RádioCOM, José Luiz Moraes, lamentou a morte do colega e amigo. "Ele era um parceirão, super companheiro, ajudava todo mundo", relembra, recordando que ele, junto com outras pessoas, começou o projeto da rádio em 1999, colocando no ar em 2001 e dedicando mais de 20 anos à emissora comunitária, ligada aos sindicatos da cidade.
Também colega de RadioCOM, o radialista Régis Oliveira destacou a capacidade técnica do colega e sua militância. "Ele era acima de tudo um construtor, um organizador da proposta da emissora. Ele era alguém que se dispôs a, junto com outras pessoas, a construir um projeto de rádio comunitária." Por meio das redes sociais, a rádio informou a perda de um de seus fundadores. "Lamentamos essa perda irreparável", diz trecho do texto. O Sindicato dos Bancários, uma das entidades que ele atuava em conjunto, também emitiu nota de pesar destacando sua participação junto às lutas da categoria. O PT Pelotas destacou seu papel na coordenação do comitê sindical da campanha do partido em 2012. " Era um homem da classe trabalhadora, um construtor do nosso partido", diz trecho do texto de despedida.
Afilhada de Mortoza, a jornalista Thainá Coimbra destaca sua atuação em prol da causa trabalhista, a paixão pelo Grêmio Esportivo Brasil e sua militância política de esquerda. "Herdei dele em vida o sentimento de justiça e amor pelos nossos ideais, e estivemos juntos na mais importante eleição dos últimos tempos", afirmou, em trecho de um texto publicado em sua homenagem. Mortoza era casado há mais de 30 anos e deixa um filho.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário